SIMULADO MJP DO ENSINO MÉDIO

Simulado de História, com os conteúdos: Ciclo do Ouro,Holandeses no Nordeste, Missões Jesuitas, Colonização Portuguesa, Partido Totalitários, Era Vargas.


SÉRIE: 2º ANO “A”


1     A guerra dos emboabas deu-se entre:

a)   Bandeirantes e Jesuítas;
b)   Paulistas e cariocas;
c)   Paulistas e mineiros;
d)   Cariocas e mineiros;
e)   Paulista e baianos;

2     Como consequência da invasão holandesa no Nordeste temos:

a)   A crise do açúcar provocada pela concorrência com o açúcar holandês;
b)   O aumento da produção do açúcar no Nordeste;
c)   A decadência da cultura do algodão no Nordeste brasileiro;
d)   A crise do açúcar provocada pelos altos preços impostos pelos holandeses;
e)Por uma plitica de aliança com os senhores de engenho.

3     Maurício de Nassau não foi responsável por:

a)   Pela urbanização de Recife;
b)   Pelo investimento em obras de caráter cultural em Pernambuco;
c)   Pela criação da Companhia das Índias Ocidentais;
d)   Por uma política de aliança com os senhores de engenho;
e)   Por favorecer liberdade de culto religioso;

4     O barroco foi uma das maiores manifestações artistas e cultural, ocorrido no Brasil Colonial, durante o período da exploração aurífero. É correto afirmar:

a)   A cidade de Mariana, sede do governo Português, representou maior conjunto arquitetônico barroco Nacional;
b)   O Barroco, no Brasil, não apresenta característicos nacionais, limitando-se a uma simples cópia do Barroco europeu;
c)    A cidade de Ouro Preto, centro político econômico da região aurífero, não foi beneficiada arquitetonicamente pelo Barroco;
d)    A grande riqueza propiciada pelo ouro permitiu que artistas se dedicassem á construção e criação de obras que expressavam os sentimentos Nacionais;
e)   A mineração deu origem a uma classe média rural


.
5     As Câmaras Municipais do período Colonial eram organismo  administrativo locais é correto:

a)   Que desapareceu com a criação do governado- Geral;
b)   Criado para garantir os interesses metropolitanos após a restauração de 1640;
c)   Que se punham ao poder dos donatários e garantiram os interesses da Metrópole;
d)   Surgidas contra as medidas Mercantilistas da Metrópole;
e)   Implantada desde o início da colonização com base na Legislação portuguesa;

6     A criação das Capitanias Hereditárias, foi um sistema administrativo na
América Portuguesa, com a finalidade de combater os invasores no território. É correto:

a)   13 capitanias
b)   16 capitanias
c)   20 capitanias
d)   15 capitanias
e)   18 capitanias


7     Não correspondia aos objetivos da Inconfidência Mineira:

a) proclamar uma independência e uma república;
b) Instalar uma Universidade em Vila Rica;
c) Proclamar a abolição dos escravos;
d) Incentivar a industrialização do país;
e) Contra a cobrança dos quinto extraído na mineração;


8     As missões Jesuítas vieram para o Brasil Colonial com o objetivo da catequese era;

a)   Escravizar os nativos;
b)   A integração das diversas tribos;
c)   A transmissão da cultura europeia aos índios;
d)   Aprender novas técnicas de trabalho com aos nativos;
e)   Expulsar os índios das aldeias;



9  O pintor naturalista que integrou a comitiva de artísticas e cientistas  trazido pelo Conde Maurício de Nassau na primeira metade do séculoXVII.É correto:



a)  Candido Portinari
b)  Duarte Coelho
c)  Jean- Basptiste Debret
 d)   Frans Post
  e)   Leonardo da Vinci   


10     O “BARROCO”mineiro apresentou caractirísticas específicas que o destiguem das demais manifestações artíticas coloniais, tais como o uso da pedra-sabão para escultura.O estilo atingiu o seu auge com as igrejas e escultura dos profetas. É do autor:

 
a)    Manuel Bandeira
b)     Michelangelo
c)     Antônio Francisco Lisboa
d)    Leonardo da Vinci
e)    Manuel da costa
   

Disciplina: História
Professora: Aída Maria Siva Eleutério
Série: 2º ano B

1       O lema dos revolucionários franceses, que resume muito bem os anseios do terceiro estado. É correto;

a)    Liberdade, paz e justiça;
b)    Paz, pão e terra;
c)     Liberdade, fraternidade e igualdade;
d)    Liberdade ainda que tardia;
e)    Liberdade, justiça e progresso;

2       Um dos fatores mais importante da Revolução Francesa foi:

a)    A decretação de lei que garantia igualdade de direitos na França em 1789;
b)    A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da república;
c)     A queda da Bastilha, principalmente a política da monarquia francesa, em 14 de julho de 1789;
d)    O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luis XVI;
e)    A entrada dos jacobinos na revolução;

3       A Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do terceiro estado, é correta:

a)    A manutenção da divisão da sociedade em classe rigidamente definidas;
b)    A concessão dos poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social;
c)     A abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil;
d)    A união de poderes entre igreja e estado, com fortalecimento do clero.
e)    O impedimento do acesso dos burgueses ás funções políticas do estado;

4     As missões Jesuítas vieram para o Brasil Colonial com o objetivo da catequese era:

a)   Escravizar os nativos;
b)   A integração das diversas tribos;
c)   Expulsar os índios das aldeias;                                                                                                                                      e)  A transmissão da cultura europeia aos índios;
  e) Aprender novas técnicas de trabalho com aos nativos;


5     A criação das Capitanias Hereditárias, foi um sistema administrativo na América Portuguesa, com a finalidade de combater os invasores no território. É correto:

a)   13 capitanias
b)   16 capitanias
c)   20 capitanias
d)   15 capitanias
e)   18 capitanias

6     As Câmaras Municipais do período Colonial eram organismo  administrativo locais é correto:

a)   Que desapareceu com a criação do governado- Geral;
b)   Criado para garantir os interesses metropolitanos após a restauração de 1640;
c)   Que se punham ao poder dos donatários e garantiram os interesses da Metrópole;
d)   Surgidas contra as medidas Mercantilistas da Metrópole;
e)   Implantada desde o início da colonização com base na Legislação portuguesa;

7     Maurício de Nassau não foi responsável por:

a)   Pela urbanização de Recife;
b)   Pelo investimento em obras de caráter cultural em Pernambuco;
c)   Pela criação da Companhia das Índias Ocidentais;
d)   Por uma política de aliança com os senhores de engenho;
e)   Por favorecer liberdade de culto religioso;

8     O barroco foi uma das maiores manifestações artistas e cultural, ocorrido no Brasil Colonial, durante o período da exploração aurífero. É correto afirmar:

a)   A cidade de Mariana, sede do governo Português, representou maior conjunto arquitetônico barroco Nacional;
b)   O Barroco, no Brasil, não apresenta característicos nacionais, limitando-se a uma simples cópia do Barroco europeu;
c)    A cidade de Ouro Preto, centro político econômico da região aurífero, não foi beneficiada arquitetonicamente pelo Barroco;
d)    A grande riqueza propiciada pelo ouro permitiu que artistas se dedicassem á construção e criação de obras que expressavam os sentimentos Nacionais;
e)   A mineração deu origem a uma classe média rural.


9     Sistema administrtivo adotado em 1548 pela Coroa Portugues durante o período de colonização chamado de governador- Geral,por fim na autonomia dos donatários e centralizar o poder da coroa, exeto;

a)   Tomé de Sousa
b)   Duarte da Costa
c)   Getúlio Vargas
d)   Mem de SÁ
e)   Estácio de Sá  

10  O pintor naturalista que integrou a comitiva de artísticas e cientistas  trazido pelo Conde Maurício de Nassau na primeira metade do séculoXVII.É correto:


a)  Candido Portinari
b)  Duarte Coelho
c)  Jean- Basptiste Debret
 d)   Frans Post
                e)   Leonardo da Vinci 




Disciplina: História
Professora: Aída Maria Siva Eleutério
Série: 3º Ano Médio

1       A crise econômica de 1929 foi determinada por:

a)     Pela descolonização nas áreas afro-asiáticos;
b)    Pela conscientização do proletariado;
c)     Pelo desequilíbrio entre a oferta e procura;
d)     Pelo alto desenfreado dos preços;
e)     Pela redução da produção industrial;
               
2       O projeto do Nazismo de uma ideologia “raça pura”. Os cientistas filiados aos suas ideias procuravam promover a purificação da raça por meio do controle genético colocando em prática a teoria, EUGENIA. Ocorreu na;

a)    Na Rússia
b)    Na Itália
c)     Na França
d)    No Japão
e)    Na Alemanha

3       Leia a seguinte frase: O cidadão deve obedecer totalmente ás normas do Estado, anulando seus desejos individuais, pois o que importa e os interesses coletivos. Nesta frase o autor se refere ao regime:

a)    Socialista
b)    Comunista
c)     Republicano
d)    Totalitarismo
e)    Parlamentarista






4       Em 1942, o governo de Vargas decretou o Estado de Guerra contra os países do eixo. Uma das consequências dessa decisão. Esta apontado em:

a)    Aproximação com os Estado unidos;
b)    A doação do livre- comércio;
c)     Negligência com a cultura nacional;
d)    Desnacionalização do setor industrial;
e)    A aproximação com a Alemanha;


5       O golpe de 1937:

a)    Centralizou o poder nas mãos do presidente e extinguiu os partidos políticos;
b)    Decretou censura e criaram novos partidos políticos;
c)     Decretou a censura e deu liberdade aos sindicatos;
d)    Centralizou o poder nas mãos do presidente e acabou com a censura;
e)    Aumentou os grupos de discussão políticas dos trabalhadores;
     
6       O voto obrigatório, direto e secreto, analfabetos e maiores de 18 anos, inclusive mulheres que votou pela primeira vez. Foi instituído no Brasil pela Constituição de:

a)    1891
b)    1934
c)     1937
d)    1986
e)    1946









7       O espírito do cartaz abaixo, produzido pelo DIP, durante o Estado Novo, revela. Exceto:

a)    O reconhecimento do benfeitor do trabalho;
b)    O culto á personalidade do líder;
c)     A importância dos sindicatos autônomos;
d)    A valorização do trabalho e do trabalhador;
e)    A valorização da mão de obra trabalhista.

 
Vargas - exaltação de Getulio em Cartaz produzido pela DIP convocando trabalhadores para comemorar o 1 de maio.jpg


8       “A partir de 1942 e estendeu até o Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e do Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional, por dez minutos, no programa Hora do Brasil. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na Legislação de proteção ao trabalhado”. ( Gomes).


Os programas “Hora do Brasil” contribuiu para:


a)    Conscientizar os trabalhadores de que seus direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais;
b)    Promover autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento;
c)     Estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas;
d)    Consolidar á imagem de Vargas com um governante protetor das massas;
e)    Aumentou o número de grupos sindicado no Brasil.

9       No Estado Novo, em 1939,foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda,que cuidava da programação  oficial do governo e de censurar as progamações dos Meios de Comunicação:
a)    DIP
b)    FMI
c)     FEB
d)    OAB
e)    DaSP



10  A guerra civil português,inspirada no fascismo e no nazismo que tornou-se um estado autoritário.É correto:

a)     Os Getulistas
b)     Os Franquistas
c)     Os Salazaristas
d)     Os Estalismos

e)      Os cominista



GABARITO

2o ano 'A"       2o ano "B"           3o ano "A"

1- c              1-c                1-c  
2-a                2-c                2-e
3-c                 3-c              3-d
4-d                 4-d              4-a               
5-e                 5-d              5-a
6-d                 6-e              6-b
7-c                 7-c              7-c
8-c                 8-d              8-d
9-d                 9-c              9-a
10-c              10-d            10- c

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROVA SOBRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL II

PROVA DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II TEMA: REPÚBLICA BRASILEIRA ( CONHECIDA COMO REPÚBLICA VELHA)

ATIVIDADE COM GABARITO, SOBRE REFORMA E CONTRA REFORMA