AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DO 70 ANO Tema: Economia Açurareira no Nordeste Colonial
Escola E.E.E.F. Anésio
Deodônio Moreno
Arara/___/___/____
PROFESSORA:______________________
Aluno(a)______________________________________________
Avaliação de História do 7º Ano
1.Para garantir a posse da terra Portugal
decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma
atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos
trechos do litoral:
a) a produção açucareira
b) a explorar o ouro
c) a extração do pau-brasil
d) a criação de gado
e) o comercio de especiarias
b) a explorar o ouro
c) a extração do pau-brasil
d) a criação de gado
e) o comercio de especiarias
2.O empreendimento açucareiro durante
a colonização do Brasil contou com a participação dos holandeses. Enquanto os
portugueses dominavam a produção de açúcar, os holandeses controlavam:
a) a extração do pau-brasil
b) a mineração
c) a distribuição comercial
d) a mão-de-obra
e) a criação de caprinos
b) a mineração
c) a distribuição comercial
d) a mão-de-obra
e) a criação de caprinos
3.Era um casarão térreo ou um
sobrado, onde morava o senhor de engenho e sua família, além de capatazes que
cuidavam de sua segurança pessoal. Era também o centro administrativo do
engenho:
a) senzala
b) moenda
c) casa-grande
d) mansão
e) purgador
b) moenda
c) casa-grande
d) mansão
e) purgador
4.Além das moradias das famílias de
senhores de engenhos e de escravos, havia construções reservadas propriamente à
produção citadas a seguir, exceto:
a) moenda
b) fornalhas
c) casa de purgar
d) galpões
e) almoxarife
b) fornalhas
c) casa de purgar
d) galpões
e) almoxarife
5.Os senhores de engenho nem sempre
administravam diretamente suas propriedades, por vezes transferindo essa
tarefa:
1-
a) a um escravo de confiança
b) a qualquer escravo
c) a sua esposa
d) a um parente próximo
e) a um feitor-mor
b) a qualquer escravo
c) a sua esposa
d) a um parente próximo
e) a um feitor-mor
GABARITO
1-a
2-c
3-c
4-e
5-e
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