Assis chateaubriand

Francisco Assis Chateaubriand

Jornalista, empresário e político brasileiro
Por Dilva Fra

Biografia de Francisco Assis Chateaubriand


Francisco Assis Chateaubriand (1892-1968) foi jornalista, empresário e político brasileiro. Dono dos "Diários Associados", a maior rede de comunicação do país, entre as décadas de 30 e 60. Em 1950 inaugurou a TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora de televisão da América Latina. Em 1954 foi eleito para a cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letras.
Assis Chateaubriand (1892-1968) nasceu em Umbuzeiro, Paraíba, no dia 4 de outubro de 1892. Filho de Francisco Chateaubriand Bandeira de Melo e de Maria Carmem Guedes Gondim Bandeira de Melo. Seu avô paterno, José Bandeira de Melo, era admirador de François-René de Chateaubriand, poeta e pensador francês, e acrescentou Chateaubriand ao sobrenome dos filhos.
Assis Chateaubriand mostrava dificuldades para falar, só com três anos de idade, a família descobre que ele era gago. Estudou em casa com professores particulares, aprendeu francês e alemão. Foi para o Recife fazer teste de admissão para o ginásio da Escola Naval, e com 12 anos de idade, no dia 22 de novembro de 1904, entra oficialmente para a escola. Já rapaz desperta interesse pela leitura.
Ingressa na Faculdade de Direito do Recife, concluindo o curso em 1913. Quando estudante colaborava para vários jornais, entre eles o "Diário de Pernambuco", onde chegou a redator chefe. Em 1913 vai para o Rio de Janeiro, onde trabalha como advogado e colabora para os jornais, Correio da Manhã, Jornal do Comércio e Jornal do Brasil. Como jornalista internacional viaja várias vezes para Europa.
Em 1921 compra o periódico O Jornal e em 1924 compra o Diário da Noite de São Paulo, o Jornal do Comércio do Rio, e o Diário de Pernambuco. Em 1928 lança a revista O Cruzeiro. Nos anos 40, Chateaubriand já era dono da maior rede de comunicação do país, os "Diários Associados", formado de jornais, estações de televisão, emissoras de rádio e várias revistas.
Assis Chateaubriand, em 1947, funda o Museu de Arte de São Paulo (MASP), com exposição de sua coleção de quadros adquiridos na Europa. Em 1951 é eleito senador pelo estado da Paraíba. Em 1954 elege-se senador pelo Estado do Maranhão. Nesse mesmo ano é escolhido para a cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Letra. Em 1957 deixa o senado e ocupa o cargo de Embaixador do Brasil no Reino Unido, onde ficou até 1960.
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, acometido por uma trombose, morre em São Paulo, no dia 4 de abril de 1968.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROVA SOBRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL II

PROVA DO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II TEMA: REPÚBLICA BRASILEIRA ( CONHECIDA COMO REPÚBLICA VELHA)

ATIVIDADE COM GABARITO, SOBRE REFORMA E CONTRA REFORMA